Mar Morto:
Leonardo Alex Stephan - Voluntário Aepan-ONG em Missão ao Mar Morto.
Situada na mais profunda depressão continental do globo o Morto é um mar interno e fechado: três quartos de sua superfície está no território da Jordânia e restante em Israel. Comprimento de 83 km e largura de 18 km. A superfície de suas águas está em média 399 m abaixo do nível dos oceanos.
A característica principal do mar Morto é a excepcional concentração de sais em suas águas, que é da ordem de 25%. Sua salinidade é de 275 a 277 gramas de sal por litro nas águas de superficiais e de 327 gramas por litro em águas mais profundas ficando bem abaixo das águas dos mares e oceanos que possuem em média 35 gramas por litro de sais.
Alimentado por rios e fontes, e sem nenhuma comunicação com outros mares, o mar Morto é uma espécie de lago de água salgada. O calor provoca intensa evaporação deixando o sal em depósito. A intensa concentração de sais confere a água do mar Morto uma densidade de 1,119. A salinidade impede qualquer tipo de vida: Não existem peixes nem plantas aquáticas.
A formação do Mar Morto deu-se à cerca de um milhão e meio de anos. Os manuscritos do mar Morto encontrados em cavernas indicam a existência de antigas civilizações judaicas. As escavações em cavernas levaram a descoberta de moedas provavelmente do século II a.C.
Texto: Airton Engster dos Santos
Fonte: Arquivo da Aepan-ONG
Fonte: Arquivo da Aepan-ONG
Nenhum comentário:
Postar um comentário