Voluntário da Aepan-ONG em Jerusalém






Leonardo Alex Stephan realizou estudos e fez cobertura fotográfica e filmes em Jerusalém que está a disposição na Aepan-ONG.

Voluntário da Aepan-ONG em Jerusalém






Voluntário Leonardo Alex Stephan em Jerusalém
Dando prosseguimento ao projeto cultural da Aepan-ONG, Leonardo foi observar, fotografar e filmar, o quilometro quadrado da antiga Jerusalém, berço do Cristianismo, onde Jesus foi crucificado; o berço do Judaísmo, ali ficava o templo de Salomão, onde hoje é uma mesquita; e também é a terceira cidade mais importante do Islamismo, pois ali Maomé se ascendeu ao céu.
Visitou a pequena rua de comércio onde passou a Via-Sacra e por onde Jesus carregou a cruz. Foi ao Monte das Oliveiras que é um monte situado a leste de Jerusalém, Israel, onde, segundo a Bíblia sagrada, Jesus Cristo transmitiu alguns de seus ensinamentos e onde ele na presença dos Apóstolos subiu ao céu.
Visitou o Santo Sepulcro onde Jesus foi crucificado. Esteve no Muro das Lamentações onde os judeus vão orar e por vezes chorar, fazer pedidos escritos, que são colocados entre as pedras.

A Igreja do Santo Sepulcro:

Durante mais de 1600 anos, a Igreja do Santo Sepulcro foi o mais venerado dos locais sagrados. Fora dos limites da cidade antiga, a igreja marca o local onde José de Arimatéia enterrou Jesus num túmulo que ele próprio fez num jardim. Ficava perto do Gólgota, ou Calvário, onde Jesus foi crucificado.
Quando o imperador romano Adriano arrasou Jerusalém no século II d. C. mandou construir, nesse preciso lugar, um templo dedicado a Vênus. Este marcava perfeitamente o local, de tal maneira que, quando Santa Helena, mãe do primeiro imperador cristão, Constantino, veio à Terra Santa em 326 d. C., soube exatamente onde procurar o lugar onde Cristo fora enterrado.
Fonte: livro "Lugares Misteriosos Vol. I" da Edições DelPrado

O voluntário da Aepan-ONG fez imagens que estão a disposição na Aepan-ONG. Divulgação em http://aepan.blogspot.com – E-mail: aepan.ong@gmail.com.

Membro da Aepan-ONG visita o Pantanal




Membro da Aepan-ONG visita o Pantanal
O voluntário e ambientalista Leonardo Alex Stephan, concluiu viagem ao estado de Mato Grosso do Sul, chegando até Corumbá onde também existe o Rio Taquari. Em visita a cidade de Bonito-MS, no Rio Sucuri, chamou a atenção do ambientalista da Aepan-ONG as águas límpidas com grande quantidade de peixes. Um passeio inesquecível não há como descrever em textos, fotos, ou qualquer tipo de imagem. O contato direto com a natureza em seu mais belo estado de preservação e equilíbrio ambiental. Leonardo afirma ser uma emoção verdadeira e impressionante que só pode ser sentida quando estamos ali... diante de um aquário natural, sendo recebido por uma centena de peixes, em um rio de águas super transparentes e muito calmas A mata ciliar em bom estado de conservação e sem erosão.

A flora marca presença na vida e cultura das pessoas. No pantanal, plantas, como a pequena palmeira bacuri, servem de alimento, habitat de insetos e até de utensílios - desfiado, o cabo da bacuri serve como leque para os pantaneiros.
Plantas terrestres fornecem abrigo para a maioria das espécies de animais e as aquáticas ajudam a fixar sedimentos depositados na margem dos rios. O costume dos pantaneiros é utilizar a chamada "farmácia do mato", ou seja, eles extraem substâncias fitoterápicas da extensa flora que possuem a disposição para curar problemas de saúde, verminoses etc. A viagem de Leonardo Stephan teve por finalidade realizar visitas e imagens em locais de grande diversidade biológica e compartilhar conhecimentos com os demais ambientalistas da Aepan-ONG.

Texto: Airton Engster dos Santos